Tuesday, February 28, 2012

A Roda....



Quando nascemos, a cruel sociedade predestina uma vida para cada um de nós... é suposto que se vá para um infantário, no mínimo, aos dois anos de idade, frequente a escola primária, se seja rebelde na adolescência e se encontre um namorado, que nos acompanha da Faculdade até ao Altar... é suposto ter carro e casa antes do matrimónio, ser independente, fazer uma lua-de-mel de sonho, engravidar e ter filhos...se se é, ou não, feliz...para a sociedade, isso é secundário.
Estou sentada na minha cama, sozinha, a escrever tudo isto sem conter as lágrimas... não porque seja infeliz, mas porque procuro e não encontro, porque preciso de um companheiro e não....porque, quase com 40 anos, vivo em casa dos meus pais e eles nunca perceberam que eu cresci, que preciso voar...eu quero voar para bem longe daqui... eu não quero fugir de mim... só preciso descobrir novos horizontes, pessoas, dificuldades, até, mas sozinha...preciso de me perder para me encontrar, já que a vida me colocou à margem dos "normais" por ser diferente no ser e no sentir.
Como isso se paga caro....
A sociedade bombardeia-nos com perguntas como "já casaste?", "Ainda não?" ( como se de um defeito se tratasse), "Tens filhos?" ( e quando se diz que não e se está com um sobrinho ao colo, alguém diz...."fica-te tão bem".... - é que, é mesmo aquilo que nos apetece ouvir quando já fizemos 38 anos, o relógio biológico já fiz "tic-tac" várias vezes, mas ainda não se engravidou...)
"Podia ser pior", dizem alguns....
Claro que podia ser pior.
Podia ser melhor.
Mereço melhor e...não, não depende só de mim....depende do que está escrito e eu não sei o que seja...
A estabilidade emocional e independência fazem falta a qualquer mortal.
Acredito que são poucos os casais que partilham um tecto e sao verdadeiramente felizes.
Acredito que muitos dos que têm casa não têm dinheiro para pagar todas as contas.
Mas...como me apetecia ter o meu canto, largueza para os meus livros, para a minha decoração, para mim....para outra escova de dentes....
Pois é, mas não tenho e a conjuntura económica não me deixa ser optimista...os 74 anos do meu pai e a sua chantagem emocional também não.
Já tive vários relacionamentos.
Já fui muito amada.
Mas, continuo sozinha, á margem de uma sociedade que não criou espaço para pessoas como eu, a não ser na sarjeta...somos os "coitados", "os trintões", "os quarentões", "os solteirões"...quase somos insultados sem darem por isso.
Hello!!!! Somos gente que sente e que, muitas vezes, é muito mais feliz do que quem tudo pensa ter.
Mas, hoje à noite, sentada na minha cama, apetecia-me ser igual aos outros... nem que fosse por um dia ou uma noite...apetecia-me ter uma casa, a minha decoração, um marido e filhos...
Isto de ser diferente, às vezes, dói...
E será que ninguém entende que a vida é uma Roda e nascemos e morremos sozinhos?



No comments: