Wednesday, February 22, 2012

Imbecil realidade



Dia de Carnaval...21 de Fevereiro de 2012...

Nunca houve tanto para caricaturar, de facto...
Já há uns meses que, por opção, desliguei da informação, dos noticiários...somos bombardeados com má energia, desgraças...seja qual fôr o canal televisivo ou o jornal periódico...tudo se transformou no antigo "incrível" e, de facto, é incrível como, de repente, perdemos direitos que os nossos pais e avós arduamente conquistaram ao longo dos anos.

Não sou a favor daqueles que nada fazem, que gostam de viver de rendimentos mínimos perdidos em cafés diários, ou à sombra de uma árvore, na espera que o dinheiro caia...mas, não acho justo cairem feriados, aumentarem tabelas de irs, iva....e os salários, não aumentam?...a cada dia que passa, cada um de nós ganha menos e trabalha mais horas...a carga soma e avança, o corpo e a alma desgastam-se...a desmotivação instala-se...
Parece-me a mim que, por agora, já chega...as unhas estão demasiado rentes...

Num país tão bonito e acolhedor, a desgovernação ficou a par da desmotivação em campos diferentes.
A maior parte dos estudantes que terminam agora os seus cursos só têm uma solução: emigrar....sim, o verbo que o Primeiro Ministro proferiu num discurso...tem muito de verdade, sim, mas com o cargo que ocupa nunca o deveria ter dito...e a economia, de que se sustenta? De pobres reformados que nem dinheiro para comer têm?
Até os que têm os seus empregos mais "estáveis" começam a procurar um local onde haja boa energia, omde se trabalhe, mas haja qualidade de vida, tempo para a família...
Parece que regredimos no tempo...há uns 30 anos, muitos foram os portugueses que emigraram para o Brasil e para Angola...foram, não foram? E voltaram a ser...
É triste...
É revoltante...
E, pela primeira vez na minha vida, na semana passada perguntei a mim própria...."onde é que isto vai parar?"...

"Pergunto ao vento que passa
Notícias do meu país
Que o vento cala a desgraça
O vento nada me diz"

Adriano Correia de Oliveira



No comments: