Friday, March 20, 2009

A energia da voz é o espelho da alma de nós


"A voz acontece dentro"

E todo o processo de aprendizagem também o é - passa pela visualização das cordas ( ou pregas) vocais, pelo ensino de todo um conjunto de exercícios, respirações, posturas, imagens...um virar para dentro, um sentir o que acontece quando se faz um "brrr" ou um "trrr", ou quando se faz uma boa sirene, se chega a um agudo que abre ese dá com a polaridade que nao se estava a contar.

Essa coisa do canto é um bocadinho disso e muito mais. É um processo de auto-conhecimento e desenvolvimento do eu.
Daqui a uns meses, eu prometo voltar a este assunto...quando, para além dos vocalizos e respirações, articulações...eu conseguir imprimir o sentimento, a expressão....eu conseguir cantar...

Talvez este texto não seja tão poético quanto os anteriores, mas é igualmente, ou mais importante ainda.
Cantar é um sonho de menina e, no meu percurso de vida, houve algumas pessoas mal-amadas que tentaram ( mas não conseguiram) cortar-me as asas, não me dando liberdade para produzir, nem instrumento para ensinar.
Não guardo rancor ( faz mal ao fígado) , apenas alguma mágoa porque o mundo podia ser melhor com melhor gente.

Em todo o caso, preciso agradecer a duas pessoas lindas:

Pedro Telles - esse barítono único e especial, que foi meu professor de canto lírico e me fez acreditar que eu conseguia. É um grande amigo, uma inspiração e está sempre comigo, mesmo quando não está. Uma estrelinha de protecção sempre presente :-)

Claudia Fier - essa linda e surpresa professora, terapeuta da fala que, optando por outra "linha" - que não a do Pedro - está em sintonia com ele numa pequena grande coisa: o apoio, a confiança, a energia positiva, o ACREDITAR em mim :-)

A TODOS os que acreditaram que, um dia, eu ia Cantar, eu asseguro que estou a trabalhar nesse sentido, com uma pessoa fantástica, num ambiente inspirador.

Um beijinho especial para os músicos do Vila Galé e do Sheraton Porto onde, às vezes, dou um ar da minha "desgraça" e ao Jorge - esse músico fantástico e paciente, com quem já gravei umas músicas e continuo a gravar, por diversão e aprendizagem.

Amigos, a vida é isto e é Boa!
Obrigada!

No comments: