Wednesday, May 13, 2009

"Isto é que vai uma crise...."


Hoje, decidi fugir um bocadinho ao tipo de texto que costumo publicar, para fazer um desabafo sobre um assunto que já me aborrece e para o qual já não tenho paciência...mesmo!
Pelos vistos - e olhando para o título deste meu artigo - já se falava em crise nos tempos em que a saudosa Ivone Silva e o doce Camilo de Oliveira contracenavam juntos, em Revistas e programas televisivos de qualidade.
Hoje, parece-me, nem há tanta crise e a qualidade do que quer que seja....foi-se!
Parece-me a mim que, a crise que existe é de valores, formação e educação.
Outra coisa que também existe, e persiste - e não se fala - é exploração.
Vamos pensar nas pessoas que estão, neste momento, numa situação de desemprego...as que, realmente, têm qualidade, habilitações, perfil, atitude adequadas a determinada função e não têm emprego porque os nossos brilhantes gestores ( que ganham milhões), acham que pagar 1000 euros a uma pessoa com formação no ensino superior e larga experiência na função "é muito".....porque "por 400 euros", dizem, podem contratar uma pessoa a fazer a mesma coisa...."A mesma coisa?" Será que é mesmo a mesma coisa?
Esta é a crise - a do oportunismo!
Porque, a verdadeira está no Sudão, nos montes do Tibete, em Timor, na Indonésia....onde, em campos de refugiados, no meio do nada, há crianças subnutridas por não terem alimento, há pessoas sem um cobertor ou um tecto de colmo para se cobrirem....esta é a grande crise. Mas, nesta ninguém fala, pois não?
Se perguntarem a um português como vai a vida, ele diz "mais ou menos"....
Tentem falar com um timorense que vive no monte, no meio do nada....está feliz, porque está vivo e ainda sorri para a fotografia.
É este o nosso mundo - o da ficção por interesse e o da realidade escondida.
Resta a cada um de nós reflectir e fazer alguma coisa para mudar o rumo do caminho, pois certamente não é o do bombardeamento de notícias diárias e negativas que nos faz pensar positivo e construir um mundo melhor. O caminho não é por aí...é exactamente pelo lado oposto. Por favor, não deixem de o seguir....pelo menos, ousem e tentem!

1 comment:

Unknown said...

Pois é, acho que acertaste mesmo no centro da questão.

A crise que se vive de momento é obviamente uma crise financeira - económica - bancária. Mas mais do que isso é uma crise de valores, de principios e de respeito.

Parece-me que ninguém respeita ninguém e ninguém quer saber de nada.

E o pior é que acho que vai piorar. Um amigo meu diz que a sociedade vai atravessar uma grave crise de valores nos próximos anos. Infelizmente começo a achar que ele tem razão.

Ninguém quer saber do vizinho (seja o da rua ou o desconhecido). Ninguém olha para além do seu próprio umbigo. Ninguém tem valores ou princípios.

Haja saúde e alegria!!

E valha-nos blogs e cantinhos como este!!