Sunday, January 4, 2009

Ouro da Trindade...


...incenso e mirra das orações

É dia de Reis e vim à missa.
Apesar da Inquisição, de a igreja estar quase vazia, da hipocrisia e teimosia em não evoluir nos tempos...penso que não haverá ninguém que não entre num destes templos e não sinta segurança e Paz.
Eu não fui excepção.
O Presépio está tão bonito!...colocaram-no num recanto aconhegado, para que o frio e as intempéries por ali não passem.
Deveria estar a ouvir a homília, mas a Igreja peca pela repetição, por isso, decidi escrever...
Perdoem-me os católicos ferverosos.
Perdoem-me os que são admiradores constantes e fiéis das mesmas orações em cada missa, das mensagens de medo que, muitas das vezes são fruto de uma história pesada e, até, fatídica.
Mas... eu olho para o altar, que é Barroco, e iluminado, e vejo um Menino Jesus suspenso e tranquilo.
Olho para o lado e vejo o Presépio e sinto-me tranquila, apesar de discordar com o muito do que os mortais a quem dão responsabilidades de discípulos de Deus apregoam.
E quando a Igreja se esvazia e o Coro ecoa em massa, e júbilo, aleluias...se olharmos o que nos rodeia – a aúrea dos santos, as pedras do imponente edifício, as luzes de Natal que caiem do Céu para o altar...a Paz desce e fica...em cada ínfimo de cada um de nós.

3 comments:

Nuno said...

É dia de Reis e não me deste os parabéns...

Carla Matilde said...

Realmente entrar numa igreja é algo que nos faz sentir grandes e em paz. Como é bom depois de um dia agitado, ou então quando a alma anda inquieta, entrar num desses locais e permanecer sentada apenas a contemplar os santos e o silêncio. Saímos de lá com uma sensação de bem estar e esperança que, só quem já experimentou, sabe do que falo.
Quanto à homilía, dependendo de quem a prega, eu gosto de ouvir. As leituras bíblicas para além de históricas, são uma óptima metáfora para interpretar tantas realidades da vida. É bom ouvi-las; faz-nos pensar um pouco e obriga-nos a interpretar o seu sentido. Só por isso, já vale a pena... Para finalizar deixo aqui uma sugestão de leitura - Novo Testamento, Corínteos, cap. 13.
Beijinhos

Raízes said...

Venho agradecer as palavras deixadas no Blog da Raízes. São comentários assim que nos vão dando força.

Obrigado